Em 2010 a Ocean Air anunciou a mudança da marca para Avianca aqui no Brasil, ambas do Grupo Synergy. A idéia sempre foi aumentar o marketing share da companhia, que antes era de 2,6%, mantendo os preços competitivos e aumentando a oferta de assentos nos vôos.

Campanha de lançamento da marca AVIANCA

 

Confesso que não havia experimentado os vôos da Ocean Air, porém, após perder o meu vôo da TAM e necessitar voltar para Salvador o mais rápido possível, acabei optando pela Avianca. O preço da passagem não foi tão em conta como imaginei, apenas R$100,00 de diferença da líder TAM e com pouca oferta de horários de vôo por dia. Mesmo assim, me surpreendi com a qualidade de atendimento e serviço da companhia, seguindo fielmente os passos da TAM, até mesmo no que diz respeito a forma de apresentação dos procedimentos de segurança.

Fiquei realmente interessada nas mudanças internas que a empresa sofreu para atingir tamanha qualidade e descobri que em 2010 ela foi eleita a melhor companhia aérea do Brasil pela pesquisa Exame/IBRC, ficando 1 ponto à frente da TAM e quase 16 pontos da GOL. Foram avaliados conceitos como: Qualidade desenhada; Qualidade entregue e Qualidade percebida. O investimento na marca ficou evidente após a contratação do ex VP de Marketing da Gol e vencedor do prêmio Caboré como profissional de marketing em 2004, Tarcísio Gargioni, para ser VP Comercial e de Marketing da AVIANCA. O slogan “Voando para conquistar você” reflete a preocupação com a qualidade e garante a divulgação da companhia através da propaganda boca-a-boca.

Tarcísio Gargioni

Imagem: Reprodução