Enquanto a segunda maior economia do mundo tem o Brasil como grande foco de investimento –  segundo a Deloitte, em 2010 a China investiu U$12 bilhões no Brasil e U$ 30 bilhões em estudos. Até 2014 esse investimento deve passar de U$40 bilhões – o nosso país também anda apostando suas fichas nesse grande mercado consumidor. Tendo o foco na exposição brasileira até 2016, empresas esportivas estão trabalhando para alavancar negócios.

O time Corinthians é um dos grandes clubes brasileiros que investem maciçamente em marketing. Campeão brasileiro de 2011, com arrecadação anual total de R$ 300 milhões e cerca de 24 milhões de torcedores, o time pretende investir tanto no viés social quanto na classe A para conquistar mais admiradores. A marca Corinthians é uma das mais valiosas do esporte brasileiro, com um grande número de produtos licenciados chama atenção pelas suas grandes sacadas de marketing mas o novo foco do clube aguçou os olhares de todos os curiosos.

Como prioridade para os próximos anos está a internacionalização da marca do Corinthians. Para isso, o clube aposta no mercado da China, mostrando que até o futebol está de olho no potencial de consumo do país mais poderoso dos BRICs. Para 2012 foi anunciado a contratação do chinês Chen Zhizhao, como novo reforço da equipe,emprestado por dois anos pelo Nanchang Hengyuan. Zhizhao tem 23 anos de idade e pode jogar tanto como último homem de meio de campo como atacante. Isso é resultado de um bom planejamento de marketing, que hoje conta com apenas 6 pessoas antenadas com o mercado. Só nos resta aguardar os resultados dessa ação inusitada.

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