Tão importante quanto ter um produto adequado, acessível e com uma faixa de preço bem estipulada, é comunicar ao público. Isso porque, posicionando a marca na memória dos consumidores a empresa está colaborando para a formação do brand equity e facilitando a escolha do seu produto/serviço na hora da compra.

Para o sucesso da comunicação de marketing é preciso diversificar os canais e trabalhar com várias ferramentas, que são denominadas Mix de Comunicação. Ela é composta por seis formas essenciais de transmissão de mensagem: propaganda, promoção de vendas, eventos e experiências, relações públicas e assessoria de imprensa, marketing direto e vendas pessoais.

Em 2009, foi possível enxergar a abertura de novas arenas de comunicação. Francisco Gracioso, presidente da ESPM, aponta em seu livro de 2008, que novos campos começaram a ser aproveitados, sem deixar a propaganda tradicional para trás, através do mundo do entretenimento, esporte, da moda, comunicação promocional e dirigida, grandes eventos promocionais e feiras, além da comunicação pelos grandes varejistas. A abertura dessas arenas comprova que empresas de qualquer tamanho podem investir em divulgação. Laura Galluci afirma que as pequenas e médias empresas, só precisam ser inovadoras para conseguir reforçar a sua imagem. Ela aponta que uma das grandes alternativas é a participação e promoção de eventos, isso porque além da visibilidade, permite definir com precisão a segmentação dos mercados-alvos e pode contar com o apoio de verbas terceirizadas.

A criação de idéias para determinada mídia já é um conceito ultrapassado, comprovado pelo próprio Festival de Cannes , que tem como conteúdo principal dos seus seminários e workshops desde propagandas virais até propaganda em games, assim como novas propostas de como atuar com os consumidores e não para eles, o que depende de uma integração entre as mídias.

As atividades de comunicação de marketing devem estar integradas a fim de transmitir uma mensagem coerente e um posicionamento estratégico. Para definir corretamente o mix de comunicação é preciso considerar as características do produto, levando em conta o seu ciclo de vida, e a disposição do consumidor para realizar a compra. Durante um estágio de maturidade, por exemplo, a propaganda, os eventos e experiências, além da venda pessoal, são boas opções para impulsionar as vendas. Mas a mensagem a ser passada deve estar adequada ao momento que a empresa e o mercado
vivem, quando a marca ainda não possui uma pregnância significativa o ideal é criar anúncios que repitam o nome da empresa ou lancem um slogan marcante.

Porém, de nada vale os esforços de comunicação se os ideais passados na mensagem não são reforçados no ato da compra. Além do produto, é preciso se preocupar com o atendimento e a força de venda, porque elas também comunicam valor ao cliente. O consumidor possui a expectativa de aproveitar não só o produto como o ambiente no qual ele está inserido, Kotler afirma que  27% da força de venda é responsável por 52% das vendas, o que exemplifica a necessidade de escolher bem os funcionários.

Os vendedores são altamente motivados pela remuneração, a oportunidade de alcançar melhores postos e satisfazer suas necessidades pessoais. Dessa forma, oferecer novas perspectivas ao funcionário não só o torna mais lucrativo como o torna uma das melhores ferramentas de comunicação. A satisfação gera uma repercussão espontânea, uma das mais eficientes, demonstrando que a comunicação integrada ultrapassa as mídias, é reconhecer a empresa e trabalhar a marca em todos os pontos de contato com o cliente.

Imagem: Reprodução
Pricila Paro
É graduada em Publicidade. Pós-graduada em Marketing e Gestão Hospitalar. Atua na área de marketing de uma grande instituição de saúde baiana. Escreve para o blog www.traineedeceo.com.br com foco em comunicação e marketing para novos profissionais.  Assessora profissionais de saúde que buscam otimização na gestão de seus consultórios e clínicas.
 
A reprodução dos textos de autoria de Pricila Paro são PERMITIDAS deste que citado o autor e o endereço eletrônico http://www.traineedeceo.com.br/