Particularmente eu sempre tive vontade de estudar no exterior, fazer um intercâmbio High School, por exemplo, mas meus pais sempre acharam mais proveitoso uma pós ou curso extensivo. O que importa é que após 22 anos, finalmente estou arrumando as malas para aperfeiçoar meu inglês no Canadá. A experiência vai ser curta, período das minhas férias no trabalho, mas será uma imersão dos pés a cabeça no inglês, aproveitando todos os minutos.

Graças a força do real, está mais fácil investir nesse tipo de educação, foram mais de 193 mil pessoas viajando para intercâmbio em 2010 e a previsão é romper os 200 mil em 2011. O primeiro passo é se perguntar “Por que estudar no exterior”, avaliando se é possível financeiramente e se esses planos se encaixam nos seus orçamento. Como já estou no mercado de trabalho, não acho interessante passar muito tempo fora, visto que experiência no inicio da carreira é muito importante, por isso escolhi o período de férias. Eu avaliei a importância de ter fluência em inglês para minha carreira e encontrei espaço para encaixá-la nos meu planos. E os custos? Bem, isso varia de acordo com o local no qual se deseja ficar, que tipo de acomodação escolher e principalmente o tipo de curso. Um curso como o meu no Canadá está na faixa de R$4.000 sem a passagem aérea, ficando em casa de família e em um curso intensivo de inglês.

Para aqueles que estão na faculdade ainda, é interessante aproveitar as parcerias que elas possuem com instituições no exterior, porque as matérias são similares e é possível não atrasar a graduação e ainda ter uma experiência fora. Já para quem busca uma pós graduação ou MBA é preciso se preparar antes. Ter uma boa base da língua e um currículo com várias atividades extracurriculares que supram alguns dos documentos exigidos pelas universidades. Em especial, o MBA, necessita de comprovação de experiência na área na qual se procura o curso, por isso não indico a inscrição antes dos 25 anos. Os custos giram em torno de R$33 mil ao ano (se seu destino é a América do Norte).  Existem diversas tipos de intercâmbio, esse vídeo mostra outra opções. Encontre uma agência legal e aproveite!