Ao conhecer Camila Shibuya, 17 anos, me surpreendi com a maturidade e foco na vida profissional desde cedo. Aproveitei a oportunidade para entender mais a fundo a Geração Z, que está chegando ao mercado de trabalho.

TDC: Camila, você faz parte da Geração Z, como enxerga essa nova turma que começa a invadir o mercado de trabalho?

CS:  É como se existissem 02 grupos distintos dentro da mesma geração, uma parte imatura e outra que está correndo atrás de um bom futuro desde cedo. Somos muito competitivos, já que o inglês não é mais um diferencial, temos que dominar mais de 02 idiomas para nos destacar. Acredito que um bom CV ajude porém o maior diferencial é a personalidade, ter uma cabeça boa. A Geração Z  tem uma grande parte de pessoas que se perdem na tecnologia para esconder problemas, estão sempre insatisfeitas e acabam usando as redes sociais como vício e não como uma boa ferramenta de networking.

TDC: Quando você começou a pensar no mercado de trabalho?

CS: Quando entrei no Ensino Médio, tinha 16 anos  e consegui meu primeiro emprego.

TDC: O que você está fazendo para se preparar para o mercado de trabalho?

CS: Tudo tem que ser muito rápido, sem perder muito tempo. Agora estou pensando na faculdade, já realizei meu intercâmbio para dominar o inglês e ter uma experiência internacional.

TDC: Como seria seu emprego dos sonhos?

CS: Em uma empresa com cara de Geração Z (risos)! Que seja aberta a opiniões e preocupada com a qualidade de vida dos funcionários. Quero crescer dentro da empresa e chegar à diretoria, de preferência uma multinacional para que sempre possa utilizar o inglês.

TDC: Como você se vê daqui a 10 anos?

CS: Casada, com filhos e uma vida estável. Quero conseguir mais do que os meus pais conseguiram e ter uma vida tranqüila em família, com um bom emprego e sem me preocupar com dinheiro.

 

Mini CV

São Paulo – SP

Ensino Médio Concluído

Acabo de voltar de uma experiência Internacional, na qual conclui os cursos: English Second Language, General English e International Trade.

Objetivo futuro: Obter um diploma universitário no curso de Relações Internacionais.

Crítica, disposição, responsabilidade e ambição são as palavras que me descrevem