Proporcionar uma experiência de compra agradável ao consumidor é necessário para qualquer empresa que preze a lucratividade afinal, é 04 vezes mais barato manter os clientes do que captar novos. Se todos os fatores sensoriais são altamente explorados (cor, cheiro, iluminação, textura e até o próprio atendimento) para criar um ambiente único, que tal oferecer ao seu cliente uma experiência incomparável fora do PDV?

Em 2010, me surpreendi em meio a um processo de trainee, quando um colega disse que trabalhava em uma empresa de Marketing de Experiência. Curiosa como sou, perguntei tudo a respeito e agora divido com vocês esse novo tipo de ferramenta que surgiu na Europa a mais ou menos 2 anos e vem crescendo em São Paulo.
Empresas como A Vida é Bela, criada na Espanha com filial no Brasil, trabalham com vários tipos de experiências que são vendidos como presentes, indo de jantares exóticos à uma volta de Ferrari. Elas exploram o sonho do consumidor, que foge do racional e investe na sua satisfação sem precisar suprir suas necessidades com produtos tangíveis, mas apenas no sensorial.

A parte comercial funciona como uma grande agência turismo, firmando parcerias importantes com empresas de vários segmentos em todo o mundo, já que é preciso ter variedade de experiências. Os preços são bem atrativos como em redes de compra em grupo, oferecendo produtos a partir de R$50,00 que são separados por estilo como Radical, Zen, Romântico e etc. Mas as vendas não se restringem a pessoa física, o Marketing de Experiência vem sendo cada vez mais explorado por grandes empresas como: Bradesco, Itaú, UOL e Sulamérica, que realizam campanhas de incentivo para funcionários e estreitam laços com os clientes. Isso porque o estímulo se torna maior. Uma loja pode dar um carro, o cliente ficará satisfeito, mas se a marca lhe proporcionar a realização de um sonho sua imagem ficará sempre vinculada a um momento de satisfação.


A Kopenhagen realizou uma promoção através da empresa de marketing de experiência O melhor da vida, oferecendo entre várias opções um mergulho em Fernando de Noronha, vôo de Caça em Nova York e experimentar gravidade zero na Flórida. Para participar, a cada R$ 39 em compras nas lojas Kopenhagen o consumidor receberá um cupom da sorte contendo um código alfanumérico de 8 dígitos para concorrer a uma das experiência. O código deve ser enviado em forma de mensagem de texto (SMS) de um celular para o número 49126, seguido da resposta correta para pergunta: Qual a marca de chocolates que realiza a Promoção “Sonho Mágico?”. Já dá pra imaginar o aumento nas vendas…