Um novo Aprendiz começa na tela da Record, comandado por João Doria Jr. O programa traz o empreendedorismo como pauta. Assisti as edições com Roberto Justus, principalmente as com universitários, tentando me preparar ao máximo para o concorrido mercado de trabalho e confesso que várias dicas foram valiosas, mas a principal delas é: Saiba fazer o seu Marketing Pessoal.

E quer exemplo melhor que o próprio Justus? Quem leu a sua biografia pode confirmar. Construir o seu marketing pessoal não é criar uma máscara ou interpretar, é se auto-conhecer. Saiba reconhecer suas potencialidades e fraquezas, para exaltar as coisas boas e trabalhar as não tão boas assim.

O próprio Roberto Justus afirma: “O melhor marketing pessoal que um profissional pode fazer, é entregar resultados surpreendentes.”

Karina Ribeiro, segundo lugar no Aprendiz 6, pode ser um grande exemplo dessa lapidação. Com um notável espírito de liderança, calma e pertinência mesmo nos momentos de stress, a jornalista chegou muito perto da vitória. Porém, após o apresentador solicitar que ela vendesse a adversária, convencendo-o a contratá-la, o ego falou mais alto, fazendo com que Karina ficasse visivelmente descontrolada. Essa situação mostra o quanto devemos nos conhecer e estar conectados com nossos valores pessoais. Ser sincero ou apenas finalizar com a frase “Não posso vender o que não compro” seria uma boa saída. Mas tudo é aprendizado, eu também aprendi com esse exemplo.

Você também acompanhou essa edição do Aprendiz? A Marina Erthal, vencedora do Aprendiz 6, conta o que aconteceu com os participantes depois do programa, no post “Por onde andam os Aprendizes?”.

 

 

 Imagens: Reprodução